domingo, 22 de novembro de 2009


Reproduzi pequenas fotos suas
E a lente me revelou
Sua fisionomia,
Seu olhar,
Seu sorriso,
Sua presença.
A foto mais bonita é do passaporte quando
voltava para o Brasil com seus filhos em 1914.

Terceiro encontro: as palavras
(suas últimas cartas datadas de abril de 1933.
faleceu dia 26 de abril).


Minha mãe estava no interior de Minas,
cidade de Pirapóra , às margens do São Francisco
Minha vó , muito doente,
Vivia seus últimos dias.
Eu com apenas 5 meses.
O tema era o cotidiano ,
Falava desse fazer sem importância
Da paisagem, do entorno,
Dos cuidados e preocupações
De mãe e avó.

O papel desbotado pelo tempo
As cartinhas escritas com letra tremida.
Os envelopes azul claro revestidos de papel de seda marrom.


Começavam assim,”Ma très chère fille”
E terminavam
“Je te quite ma fille bien aimée em t’embrassant bien fort
Ainsi que mès bébes Celina et Gui”

(só tive acesso às cartas depois da morte de meu pai, pois foram por ele guardadas num pequeno embrulho amarrado de barbante).


XXXX

Seus Objetos

Alem dos poucos retratos
Minha mãe me deu de presente
Alguns objetos que guardei com carinho:
Um vaso de Gallet ,
Um conjunto de” penteadeira” 4 escovas, 1 espelho,
Seis potes de cristal com tampas de prata,
Moram no meu quarto

( Quando vivi essas experiências eu já era avó e talvez por isso senti tão fortemente o elo que nos unia.)

Celina ,
setembro de 2008

Um comentário: